Como Evitar Spam no Instagram?

Como Evitar Spam InstagramUm problema sério que acometeu o Twitter no início de seu funcionamento foi o SPAM. E quando me refiro a SPAM, não quero dizer apenas mensagens indesejadas, mas todo tipo de atividade feita automaticamente por software robôs para, entre outros, postar muitas mensagens, criar contas falsas e seguir diversos usuários massivamente, e de uma forma ou outra ganhar relevância por meios não naturais e automatizados.

O mesmo vem ocorrendo com o Instagram, a verdade é que existe uma massiva criação de contas falsas. Essas contas utilizam nomes falsos e normalmente não postam nenhuma foto em seus perfis. O que elas fazem é insistentemente postarem links para sites que irão te ajudar a conseguir novo seguidores e likes.

É extremamente irritante e a comunidade do Instagram já está ficando incomodada com essas estratégias marketing de baixo custo. Apesar dos desenvolvedores estarem já criando ferramentas para evitar isso tipo de mal uso, você pode contribuir para evitar Spam no Instagram.

O que pode ser feito contra Spam no Instagram?

Infelizmente não há muitas coisas que podem ser feitas contra esses softwares robôs que utilizam a API do Instagram para fazer atividades que vão contra a filosofia do aplicativo.

O ideal é que você faça uso do botão de “reportar” (reporting) no feed de comentários destes usuários. O problema é que os spammers continuam a criar milhares de contas falsas e gerar milhares de comentários falsos. Mas podemos continuar a reportar os abusos deste usuários, assim facilitará para o time Instagram identificar estes causadores de problemas.

Já foi identificado que estes “robôs” muitas vezes pegam fotos de usuários reais de forma aleatória e utilizam na sua própria conta. Muitos usuários já reportaram terem passado por esse tipo de problema.

Ao usar a foto de outros usuários estas contas falsas ainda conseguem atrair mais atenção e por isso devem ser imediatamente reportadas quando descobertas. De toda forma, a única maneira definitiva de acabar com o Spam está nas mãos dos desenvolvedores do Instagram.

O que o Instagram está fazendo para evitar Spam?

O time de desenvolvedores da Instagram já está a par desta situação e está trabalhando duro para evitar este tipo de abuso. Eles sabem que se não conseguirem evitar que os spammers invadam de vez o aplicativo, isso pode significar o fim do software.

Diversos sites e blogs estrangeiros estão divulgando que as ferramentas de postagem de comentários da API Instagram foi desativada. Isso pode ajudar bastante na resolução do problema, mas gera um efeito adverso que é penalizar os softwares de terceiros que fazem uso correto da ferramenta.

Ao que parece o Instagram está querendo reaver o controle de quem pode utilizar a API do aplicativo e permitir apenas softwares de empresas conhecidas e homologadas façam uso.

No mais só nos resta esperar e continuar a reportar usuários e robôs que abusam do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *